Condenado pela morte de Tim Lopes, Zeu não comparece para instalação de tornozeleira eletrônica

Date: Jul 22, 2024
Image credit: Reprodução: Redes Sociais/PM
Link: https://news.google.com/rss/articles/CBMiiwFodHRwczovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9yai9yaW8tZGUtamFuZWlyby9ub3RpY2lhLzIwMjQvMDcvMjIvemV1LWNvbmRlbmFkby1wZWxhLW1vcnRlLWRlLXRpbS1sb3Blcy1uYW8tYXBhcmVjZS1wYXJhLWNvbG9jYXItdG9ybm96ZWxlaXJhLmdodG1s0gGWAWh0dHBzOi8vZzEuZ2xvYm8uY29tL2dvb2dsZS9hbXAvcmovcmlvLWRlLWphbmVpcm8vbm90aWNpYS8yMDI0LzA3LzIyL3pldS1jb25kZW5hZG8tcGVsYS1tb3J0ZS1kZS10aW0tbG9wZXMtbmFvLWFwYXJlY2UtcGFyYS1jb2xvY2FyLXRvcm5vemVsZWlyYS5naHRtbA?oc=5

No ano de 2002, o jornalista Tim Lopes foi capturado enquanto realizava uma reportagem sobre crimes cometidos no Complexo do Alemão. O jornalista foi submetido a atos de tortura e, posteriormente, assassinado de forma brutal. A investigação do caso levou à prisão e condenação de sete indivíduos, entre eles Elizeu Felício de Souza, conhecido por 'Zeu'.

Zeu, após anos de encarceramento, teve sua pena progredida para o regime de prisão domiciliar. Essa mudança implicava em novas responsabilidades, como a obrigação de se apresentar para a instalação de uma tornozeleira eletrônica, um dispositivo destinado a monitorar seus movimentos e assegurar que ele cumprisse as condições estabelecidas pela Justiça.

No entanto, Zeu não cumpriu com o estabelecido. Após deixar o Instituto Penal Vicente Piragibe, ele tinha um prazo de cinco dias para se apresentar à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e proceder com a instalação do equipamento de monitoramento. Sua ausência gerou alerta e a Secretaria agiu prontamente, informando a Justiça sobre o ocorrido.

A falha de Zeu em cumprir com a determinação judicial tem sérias implicações legais. Ele pode ser considerado foragido da Justiça, e isso pode acarretar a revogação de sua progressão penal e um retorno ao regime fechado.

Dois dos condenados pelo crime já faleceram, incluindo Elias Maluco, apontado como o mandante do crime. Outros três cumpriram parte da pena e foram liberados, e um sétimo, conhecido como Primo, encontrava-se foragido.