Artrite: entenda quais as possíveis causas da doença

Date: Aug 13, 2024
Image title: Patologie reumatiche: artrite e artrosi, quali differenze? -Awaryjne na ...
Image credit: bing.com - emergency-live.com
Link: https://portaledicase.com/artrite-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

A artrite é uma doença que causa inflamação nas articulações e pode se tornar incapacitante. Segundo especialistas, é um problema do sistema imunológico, classificado como autoimune e pode ser muito destrutivo.

As articulações mais afetadas são as dos dedos dos pés e das mãos, mas pode atingir qualquer outra. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas que acometem uma ou várias articulações, como dor, aumento de volume (inchaço), vermelhidão, rigidez e dificuldade de movimento.

A artrite atinge principalmente mulheres, entre 35 e 40 anos de idade, e afeta pés, mãos e joelhos. Porém, no homem costuma ser mais agressiva, tanto na articulação quanto fora da articulação. Além disso, também existe a artrite juvenil. Acomete crianças de ambos os sexos, entre 2 e 3 anos. Causa deformidade, é muito mais agressiva e pode estar presente em outras doenças autoimunes.

As causas variam conforme o tipo da doença. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca os tecidos das articulações. Já a osteoartrite, o tipo mais comum, ocorre devido ao desgaste natural das articulações com o passar do tempo, sendo agravada por fatores como envelhecimento e excesso de peso.

*Artrite reumatoide: acomete mais mulheres de meia-idade. Apresenta início lento e progressivo de artrite em várias pequenas e médias articulações.
* Febre reumática: acomete mais crianças, com início agudo de artrite de uma ou poucas articulações, de caráter migratório, ou seja, quando uma junta está melhorando, a outra começa a inflamar.
* Gota: acomete mais homens, com início muito agudo de artrite dolorosa de uma ou poucas articulações (que quase sempre inclui a junta do dedão do pé), e está relacionada ao aumento do ácido úrico no organismo.

Fatores genéticos, estilo de vida e infecções estão entre os principais contribuintes para o desenvolvimento dessa condição.

É importante ficar atento aos sintomas e procurar um reumatologista assim que eles aparecerem, pois não há formas de prevenir a doença. 

O tratamento da artrite reumatoide pode ter ou não o uso de medicamentos. O não medicamentoso é feito com fisioterapia, hidroterapia, pilates, academia terapêutica e nutrição, para evitar o aumento de peso e, consequentemente, a sobrecarga na articulação.

É fundamental buscar ajuda médica ao notar os primeiros sintomas da artrite, para evitar complicações e garantir um tratamento eficaz.