Dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop são presos em operação do MPSP

Date: Aug 12, 2025
Image credit: Divulgação
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/sidney-oiiveira-dono-da-ultrafarma-e-preso-em-operacao-do-mp-de-sp/

**Título:** Operação do MPSP desarticula esquema de corrupção envolvendo empresários e auditores fiscais em São Paulo


Na manhã desta terça-feira (12), o empresário Sidney Oliveira, proprietário da rede de farmácias Ultrafarma, e o diretor estatutário da rede Fast Shop, Mario Otávio Gomes, foram presos em uma operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo. A ação visava desmantelar um esquema de corrupção que envolvia auditores fiscais tributários da Secretaria da Fazenda do estado. Os agentes do Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (GEDEC) do MPSP, com apoio da Polícia Militar, cumpriram mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em endereços residenciais e sedes de empresas investigadas.


A investigação identificou um grupo criminoso que favorecia empresas do setor de varejo por meio de decisões fiscais irregulares em troca de vantagens indevidas. Um dos principais alvos da operação é um auditor fiscal suspeito de receber propinas para facilitar a quitação de créditos tributários às empresas. O fiscal utilizava uma empresa registrada em nome de sua mãe para receber pagamentos mensais de propina, totalizando mais de R$ 1 bilhão até o momento.


Além das prisões de Sidney Oliveira e Mario Otávio Gomes, há um terceiro mandado de prisão temporária em relação a um fiscal de tributos estadual apontado como o principal operador do esquema. Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As diligências continuam em andamento e a CNN está em contato com as defesas dos acusados, bem como com as assessorias da Ultrafarma e Fast Shop.


A operação, batizada de Ícaro, evidencia a atuação do Ministério Público de São Paulo na luta contra crimes econômicos e corrupção no estado. A ação representa um importante passo na desarticulação de esquemas ilícitos que prejudicam o ambiente de negócios e a lisura das relações comerciais. A sociedade aguarda por mais desdobramentos desta investigação que promete revelações importantes sobre a relação entre empresas e agentes públicos.