Bolsonaro e 5 aliados vão passar por audiência de custódia nesta quarta-feira

Date: Nov 26, 2025
Image title: BRASILIA, BRAZIL - SEPTEMBER 14: Former Brazilian President Jair Bolsonaro leaves DF Star Hospital after undergoing a medical procedure on September 14, 2025, in Brasília, Brazil. Bolsonaro ruled the country from 2019 to 2022 and was sentenced to 27 years in prison for a coup plot after his defeat to Lula da Silva in the 2022 presidential election. The right-wing former president also faces four additional charges related to attacks on democratic order. (Photo by Ton Molina/Getty Images)
Image credit: Ton Molina - 2025 Getty Images
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-e-outros-cinco-do-nucleo-1-passam-por-audiencia-de-custodia-hoje/

Nesta quarta-feira (26), ex-presidente Jair Bolsonaro e outros cinco condenados do "núcleo crucial" da trama golpista passarão por audiência de custódia, realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As audiências, conduzidas de forma remota, durarão por volta de 30 minutos e têm horários distribuídos entre 13h30 e 15h. A audiência de custódia é um procedimento legal obrigatório no Brasil, realizado após prisões em flagrante ou no cumprimento de mandados de prisão, como é o caso dos envolvidos.


Além disso, contam com a presença da defesa e de um representante do Ministério Público. Apenas o deputado federal Alexandre Ramagem não terá audiência designada, pois encontra-se foragido nos Estados Unidos. O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal tome providências para sua extradição. Na terça-feira (25), a Primeira Turma do STF referendou, por unanimidade, a decisão de Moraes que negou os recursos das defesas e determinou o cumprimento das penas.


Do "núcleo crucial", o tenente-coronel Mauro Cid já está cumprindo pena desde 30 de outubro, após não recorrer contra a condenação. Além disso, o STF deve concluir a análise da decisão de Moraes que rejeitou recursos e determinou o início do cumprimento das penas do grupo. A Primeira Turma do STF concluirá, nesta quarta-feira (26), o julgamento virtual da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a execução das punições dos réus.