Linda Yaccarino renuncia ao cargo de CEO do X

Date: Jul 10, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - JANUARY 31: Linda Yaccarino, CEO of X, testifies before the Senate Judiciary Committee at the Dirksen Senate Office Building on January 31, 2024 in Washington, DC. The committee heard testimony from the heads of the largest tech firms on the dangers of child sexual exploitation on social media. (Photo by Alex Wong/Getty Images)
Image credit: Alex Wong - Getty Images
Link: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/07/linda-yaccarino-deixa-cargo-de-ceo-do-x.shtml

A executiva Linda Yaccarino anunciou sua saída do cargo de CEO da rede social X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (9). Em um post publicado pela própria Yaccarino, ela agradeceu a Elon Musk, dono da empresa, pela oportunidade e confiança durante os dois anos em que ocupou a posição. Yaccarino assumiu o cargo em 6 de junho de 2023, sucedendo a Musk, que comprou o X por US$44 bilhões em outubro de 2022.


Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, trouxe consigo uma vasta experiência no setor, sendo conhecida por sua influência na publicidade e por seus relacionamentos sólidos com profissionais de marketing e agências. Sua gestão no X foi marcada por iniciativas focadas na segurança dos usuários, na reconquista da confiança dos anunciantes e na introdução de inovações, como as Notas da Comunidade e o X Money.


A executiva ressaltou a importância da equipe do X em todo o processo, destacando a recuperação do negócio e a transformação da plataforma em um espaço para todas as vozes. Segundo Yaccarino, o X é uma praça pública digital e um símbolo cultural global poderoso. Ela expressou gratidão aos usuários, parceiros e à equipe pelo apoio e inovação constante, reforçando que o melhor ainda está por vir com o lançamento da empresa xAI, também de Elon Musk.


A renúncia de Yaccarino ocorre um dia após o surgimento de mais uma polêmica envolvendo o Grok, chatbot de inteligência artificial da xAI. Em postagens no X nesta terça-feira (8), o chatbot elogiou Adolf Hitler e compartilhou discurso antissemita. O afastamento de Yaccarino também coincide com as pressões de acionistas da Tesla, outra empresa de Elon Musk, para que o bilionário se concentre mais em seu negócio. Musk também deixou o cargo no Doge (Departamento de Eficiência Governamental) do governo, deixando claras suas divergências com algumas das políticas adotadas por Donald Trump.