Presidente dos EUA ordena mudança imediata de moradores de rua em Washington DC

Date: Aug 11, 2025
Image title: WASHINGTON, DC - AUGUST 05: U.S. President Donald Trump shouts answers to questions from reporters as he tours the roof of the West Wing of the White House on August 05, 2025 in Washington, DC. Trump has undertaken several renovation projects at the White House to include the construction of a concrete patio at the Rose Garden. (Photo by Win McNamee/Getty Images)
Image credit: Win McNamee - 2025 Getty Images
Link: https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2025-08-11/trump-expulsa-sem-tetos-da-capital-dos-eua-para-deixa-la-bonita.html

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica ao exigir que os moradores de rua de Washington DC se mudassem "imediatamente" para deixar a capital do país "mais bonita". A declaração foi feita inicialmente no sábado (09) e reiterada no domingo (10) em uma publicação na rede social Truth Social, criada por Trump. O presidente afirmou que os moradores de rua precisam se mudar para locais fora da capital, prometendo fornecer-lhes lugares para ficar. Segundo ele, os criminosos serão presos e colocados na cadeia. Trump anunciou uma coletiva de imprensa para a segunda-feira (11) com o objetivo de combater crimes violentos em Washington, DC e tornar a cidade mais segura e bonita.

A decisão de Trump de expulsar os moradores de rua de Washington e combater a criminalidade acontece em meio a promessas de ações rápidas. Ele citou como exemplo a política de fronteiras do país, que teria reduzido significativamente a entrada de imigrantes nos últimos meses. No entanto, o presidente não especificou os recursos legais que utilizaria para realizar as remoções na capital, visto que sua autoridade se restringe a terras e prédios federais em Washington DC.

De acordo com a organização Community Partnership, aproximadamente 3.700 pessoas em Washington DC enfrentam situação de falta de moradia, sendo a maioria abrigada em refúgios ou habitações temporárias. Cerca de 800 pessoas estão vivendo nas ruas da capital. Por outro lado, a prefeita democrata de Washington D.C., Muriel Bowser, afirmou no domingo que a cidade não apresenta um aumento significativo na criminalidade, refutando as alegações de Trump. A postura do presidente gerou críticas e preocupações em relação à intensificação da repressão aos moradores de rua e à legalidade das medidas propostas.