CBF demite Dorival Júnior e procura novo técnico para a seleção brasileira

Date: Mar 28, 2025
Image title: BUENOS AIRES, ARGENTINA - MARCH 25: Dorival Junior, Head Coach of Brazil looks on during the South of American FIFA World Cup 2026 Qualifier between Argentina and Brazil at Estadio Más Monumental Antonio Vespucio Liberti on March 25, 2025 in Buenos Aires, Argentina. (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
Image credit: Marcelo Endelli - 2025 Getty Images
Link: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/03/28/cbf-demite-o-tecnico-dorival-junior-apos-goleada-da-argentina.htm

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje a demissão do técnico Dorival Júnior do comando da seleção brasileira. A decisão foi tomada após uma reunião entre o treinador e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Segundo a CBF, Dorival obteve sete vitórias, sete empates e duas derrotas em 16 jogos, totalizando um aproveitamento de 58,3% dos pontos. Com 25 gols marcados e 17 sofridos, a mudança de comando ocorre a um ano e três meses da Copa do Mundo de 2026.

A demissão de Dorival veio logo após a goleada sofrida para a Argentina por 4 a 1 em Buenos Aires, na última terça-feira. Os dirigentes da CBF consideram que a seleção foi dominada taticamente pela Argentina, especialmente no meio-campo, e que o treinador não conseguiu encontrar soluções para reverter a situação. A visão na entidade é de que o treinador apresentou um quadro negativo em relação ao início do trabalho, e a falta de resultados e reações levaram à sua demissão.

A CBF já possui uma lista de possíveis substitutos, com destaque para treinadores estrangeiros como Jorge Jesus, Carlo Ancelotti, Pep Guardiola e Abel Ferreira. No entanto, até o momento, não houve contatos formais com nenhum desses profissionais. Ednaldo Rodrigues afirmou que a entidade iniciará a busca por um novo técnico imediatamente e que informará o nome do substituto assim que a escolha for definida.

Dorival Júnior é o terceiro técnico a comandar a seleção brasileira no período pós-Tite, após as passagens de Fernando Diniz e Ramón Menezes como interino. A CBF justificou a demissão do treinador devido ao seu desempenho aquém do esperado nas Eliminatórias e na Copa América. A mudança no perfil de convocação e a falta de resultados consistentes teriam contribuído para a decisão de dispensar Dorival do cargo.