Receita Federal alerta sobre golpe de 'taxa do Pix' e reforça que não terá cobrança nas transações

Date: Jan 10, 2025
Image credit: Gov.br
Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/receita-federal-alerta-cuidado-com-o-201cgolpe-da-cobranca-de-taxa-sobre-pix201d

Neste novo golpe, os criminosos informam às possíveis vítimas que há uma suposta cobrança de taxas pela Receita Federal sobre transações via PIX. Eles alegam ainda que, caso o pagamento não seja efetuado, o CPF do contribuinte será bloqueado. Para dar um ar de veracidade à fraude, os golpistas utilizam o nome, cores e símbolos oficiais da Receita Federal.


Entretanto, é importante frisar que não existe tributação sobre transações realizadas via PIX, e não há previsão de que tal cobrança seja implementada, já que a Constituição não permite impostos sobre movimentações financeiras. A Receita Federal reforça que não cobra e jamais cobrará impostos sobre transações feitas via PIX, sendo que a atualização no sistema de acompanhamento financeiro visa apenas incluir novos meios de pagamento nas declarações prestadas pelas instituições financeiras e de pagamento.


Os golpistas chegam ao extremo de pressionar as vítimas com mensagens falsas, como a exibida abaixo, na qual solicitam o pagamento de um boleto no valor de R$ 845,20 para evitar o bloqueio do CPF. Diante disso, a Receita Federal ressalta a importância de se manter atento e seguir algumas orientações para evitar cair em golpes, tais como desconfiar de mensagens suspeitas, evitar clicar em links desconhecidos e verificar a autenticidade das informações.


Além disso, a instituição destaca a importância do combate às Fake News, destacando a necessidade de verificar a fonte das informações alarmantes, questionar o conteúdo de mensagens sensacionalistas e não acreditar em comunicações não oficiais, já que a Receita Federal não envia cobranças ou comunicados por aplicativos de mensagens, SMS ou redes sociais. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte no combate à disseminação de notícias falsas, orientando amigos e familiares a sempre checarem a veracidade das informações antes de compartilhá-las.